Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

 


Filhos e Enteados

por NSR, Sexta-feira, 03.12.10

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=457113

 

 

Funcionários públicos dos Açores passam ao lado dos cortes salariais

 

Governo de Carlos César vai atribuir remuneração no valor dos cortes salariais a 3.700 funcionários públicos, que vão manter, na prática, o salário que auferiam até agora, escapando aos cortes de 3,5% decretados pelo Governo no Orçamento do Estado para 2011

 

 A maioria socialista da Assembleia Regional dos Açores aprovou uma medida compensatória que vai permitir que 3.700 funcionários públicos regionais, que auferem entre 1.500 e 2.000 euros, mantenham os seus vencimentos sem sofrerem qualquer corte, ao contrário do que vai suceder no Continente e na Madeira. A proposta foi feita pelo governo de Carlos César.

 

Segundo o semanário “Sol”, todos os funcionários que aufiram entre 1.500 e 2.000 euros ilíquidos vão sofrer o corte previsto, mas receberão igualmente uma remuneração compensatória igual ao montante do corte. Assim, mantêm o nível de remuneração no próximo ano, sem sofrerem qualquer redução no seu vencimento-base. Na prática, esta medida eleva o limiar de riqueza definido por José Sócrates em 500 euros: enquanto que o Governo português definiu cortes entre 3,5 e 10% aos funcionários com salários a partir dos 1.500 euros, nos Açores essa situação apenas se vai verificar a partir dos 2.000 euros.

 

Já ontem, o antigo líder do PSD Marques Mendes tinha denunciado este regime especial criado por Carlos César, acusando a situação de ser “escandalosa”. “Isto é uma pouca vergonha, parece que há funcionários de primeira e de segunda”, protestou, no seu espaço de comentário na TVI24. “Os do continente têm cortes, os da Madeira também, os das autarquias também, os funcionários regionais dos Açores não têm. E pior ainda, mesmo dentro dos Açores, os funcionários que são da República, como os dos tribunais, as forças de segurança, esses têm corte, os funcionários que dependem do Dr. Carlos César não têm, têm uma compensação”, denunciou.

 

Os encargos da implementação desta medida serão suportados pela dotação provisional, uma rubrica habitualmente utilizada para fazer face a despesas não previstas. Nos últimos anos, a dotação provisional açoriana tem sido utilizada para financiar as actualizações salariais dos funcionários públicos do arquipélago. A proposta teve os votos favoráveis da maioria PS, abstenção de CDS e PCP e votos contra do PSD.

 

 

 

NOTA: A Administração deste blog tentou afincadamente saber o salário de um dos elementos do blog mas esbarrou com meio Oceano Atlântico de permeio.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por NSR às 11:50

6 comentários

De Rufia de Bulhente a 03.12.2010 às 12:35

Havia um progrma humurístico televisivo da SIC ou TVi, tipo Maré Alta ou Malucos do riso onde, quando havia dificuldades, lá já se dizia: "Eu vou é para a ilha!"

De Abel a 03.12.2010 às 13:26

Não percebo a pertinência deste comentário. Há muita pobreza nos Açores e, como tal, é mais que justo que os pobres trabalhadores que ganham entre 1500 e 2000 sejam indeminizados. Eu, não sei porquê, concordo.

Dada azia que vigora por estes lados desde a publicação de um certo conjunto de fotos, comprometo-me contudo a investir o excedente resultante desta nobre medida do Governo Açoriano no fundo D. Branca. Assim toda a gente fica a ganhar, menos o Barros. Perfeito.

De Socrates will follow Jose Amtonio Linhares to his final destination... a 03.12.2010 às 14:39

Eu ia fazer um post com esta notícia mas achei que seria... Sei lá... Aborrecido... Agora com o propósito de se desculpar por ir receber mais que os outros só porque... Nem sei bem porquê... Aí já entendo...

Desisto de comentar politica em Portugal se não for, pelo menos, para passar ao insulto. Se fazem filhadaputices tem que ser chamados filhos da puta que os pariu!

De Barros a 05.12.2010 às 14:51

O povo açoriano é pobre? Mas estamos a brincar com quem? Estaremos a falar do povo com costela alentejana que simplesmente tem POUCA vontade em trabalhar?
E depois o idiota do presidente do governo regional ainda vem dizer que a medida que não vai custar um centimo aos trabalhadores do continente. Mas final de onde vem o dinheiro para as ilhas?
Enfim...haja lata para tomar estas medidas e defendê-las com todo o desplante.

De Abel a 05.12.2010 às 15:40

Tira-me só uma dúvida: andas a tentar escrever coisas construtivas? É um novo estilo pessoal?

De f a 07.12.2010 às 00:44

Portugal bateu fundo... ja precisa do Barros para o salvar.

Comentar post



Comentários recentes

  • Anónimo

    Hum hum...

  • Anónimo

    Quem não concorda com a existência do BE, deve con...

  • Anónimo

    O BdC não aproveitou o Leonardo Jardim, o Marco Si...

  • Anónimo

    Esse lugar nobre é do Benfica. Ou aceitas que seja...

  • O comuna

    O futebol é uma máfia. BdC ainda acaba na valeta.

  • Pó de Sirphoder

    Quem defende o Vieira é mau.Quem defende o Bruno d...

  • A hipocrisia

    Muito se fala do BdC, mas quando olho para os outr...

  • Abel

    Muito se poderia dizer. Mas tenho uma pergunta: co...

  • Turista

    Para quem coloca o turismo como uma fonte menor:ht...

  • Nostalgia

    Xiii... o que foram lembrar...





Links

Blogs quase medíocres mas expectaculares